quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Porque toda mulher é uma bruxa...


Bruxas, travessuras, gostosuras, fogueiras e revolução...

Estava pensativa fazendo musculação logo cedo na academia e um professor (figuraça) me abordou e disse com um sorriso: PARABÉNS PELO SEU DIA!!! De pensativa passei à reflexiva e desta para intrigada. Acho que vários pontos de interrogação saltaram dos meus olhos. Ai. Cacete! Ando tão distraída... Que dia é mesmo hoje??? Vejamos, dei uma vasculhada no arquivo da mente, dia das mães? Não! Dia da mulher? Já passou! Dia do psicólogo? Foi em agosto. Ai, meu aniversário? Mês que vem, não, não, não! Que dia é mesmo hoje? Nos meus arquivos nada conferia com algum dia que fosse digno de um parabéns... Perguntei levantando as sobrancelhas de lado: “Pelo que mesmo hein???”. E ele engraçadinho e realizado, um cara um tanto burlesco, disse: FELIZ DIA DAS BRUXAS!!!

Puta que o pariu!!! Como podia ter esquecido? Que elogio! Dia das bruxas né menino? Hoje então é comemorada a festa pagã, conhecida internacionalmente por Halloween. Na versão original não tinha relação com as bruxas, mas os significados foram se mesclando, atualizando e hoje tem basicamente duas origens. A origem pagã do povo celta,  que tinha como objetivo prestar uma homenagem aos mortos. Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de plenitude, aquela dita felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. E, a versão cristã, chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), que começava no dia 31 de outubro e ia até 1º de novembro, até ser denominada atualmente de "Halloween".

A atual celebração da festa de Halloween, pode ser identificada com características de folclore acerca da bruxaria. Fantasias de bruxas, adereços vinculados à morte, monstros, abóboras, fantasmas, esqueletos, aliás, todos os nossos fantasmas e as fantasias que povoam as nossas mentes foram acrescidos à ornamentação da festa.

E como tudo se atualiza a se mistura como podemos ver na história do “Dia das Bruxas”, ao invés de bater de porta em porta dizendo “trick or treat?” (travessuras ou gostosuras?), para ganhar doces e balas em troca de nada aprontar contra meus  vizinhos, estava eu então pensando em sair às ruas hoje a noite, com aquele vestidinho preto básico e sexy e um chapéu de bruxa, exigindo cervejas e petiscos e, em caso de não receber, farei travessuras. O que acham? Rsrsrs.

Ah mulheres... Então, voltemos às bruxas. E as bruxas?

Apesar da expressão “Dia das Bruxas” ter sido adotada como uma tradução do Halloween, há uma ligação com a feitiçaria que ganhou força na Europa na Idade Média. Nesta época, as mulheres que colocavam em prática sua sensibilidade, sabedoria e intuição (e diga-se de passagem os livros "perigosos"), através de soluções alternativas para todos os males, pelo bem da sua comunidade, eram tidas como praticantes de “magia” e, foram intensa e violentamente perseguidas e lançadas nas fogueiras. Já no século XX,  a expressão "caça-às-bruxas" adquire uma expressão política, em que os EUA perseguiam toda e qualquer pessoa que julgassem ser comunista.

Que mulher nunca lançou mão das suas “magias”? 

Que mulher nunca desejou uma ideologia política que promovesse uma sociedade igualitária? 

Que mulher nunca curou a dor de um filho com seus mágicos beijinhos? 

Que mulher nunca enfeitiçou um homem (ou outra mulher) com poderes misteriosos, os quais ele (ou ela) jamais compreendeu? 

Que mulher nunca usou  as suas habilidades e forças ocultas para conquistar algo que a desafie por trás do fogo? 

Que mulher nunca colocou a sua vassoura no nariz de outra bruxa para mostrar o seu poder à concorrência?

Que mulher não dá sempre à sua vida aquele toque mágico, especial, ininteligível para se fazer insubstituível em cada ato da sua existência? 

Que mulher não possui mil faces e fases secretas para revolucionar o mundo? 

Que mulher não desafia a razão o tempo inteiro? 

Que mulher não é uma bruxa desde a hora que abre os olhos ao amanhecer até a hora de dar tchau com os seus cílios ao cair da noite?

Feliz “Dia das Bruxas” mulherada”!!! E viva a magia de ser mulher! 


2 comentários:

  1. É isso aí, Claudinha!!! Somos todas bruxas!!! tin tin!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris amiga querida!!! Com certeza, tem muita magia em nosso mundo feminino inexplicável. Beijos e obrigada pela visita. Saudades.

      Excluir